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problema da pirâmide

problema da pirâmide

Mensagempor hevhoram » Seg Abr 11, 2011 14:12

Na pirâmide ilustrada abaixo, x e y são números reais tais
que x + y = 5 e, em cada retângulo acima da base, deverá ser
colocado o valor correspondente ao produto dos valores que
estão nos retângulos que o sustentam. Nessa situação, é
correto afirmar que x³ + y³= 35.

eu comecei assim 2x , 12, 18y ele fala em produto mas nao entendi o ultimo numero do topo e como realizar os produtos?

http://img199.imageshack.us/i/piramide1.jpg/
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Re: problema da pirâmide

Mensagempor LuizAquino » Seg Abr 11, 2011 21:25

Primeira fileira: x, 2, 6 e 3y.

Segunda fileira: 2x, 12 e 18y.

Terceira fileira: 24x e 216y.

Quarta fileira: 5.184xy = 31.104

Agora, basta terminar o exercício lembrando-se que x+y=5.
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Re: problema da pirâmide

Mensagempor FilipeCaceres » Seg Abr 11, 2011 21:31

Só faltou você terminar.

Agora faça.
24x.12.18y=31104

Assim temos,
x.y=6
x+y=5

Logo,
x=2 \therefore y=3 ou
x=3 \therefore y=2

Portanto a afirmativa x^3+y^3=35 é verdadeira.

Espero ter ajudado.
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Re: problema da pirâmide

Mensagempor hevhoram » Ter Abr 12, 2011 13:40

obrigado agora entendi....
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.