-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 478825 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 535874 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 499524 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 717446 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2142183 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Provas
Regras do fórum
- Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!
Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
- Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".
Bons estudos!
por rcompany » Qui Mar 28, 2019 15:15
FUVEST 2017 matemática segunda fase com propostas de resolução.
Comentem, corrijam!
M01
Em uma competição de vólei, estão inscritos 5 times.Pelo regulamento, todos os times devem se enfrentar apenas uma vez e, ao final da competição, eles serão classificados pelo número de vitórias. Dois ou mais times com o mesmo número de vitórias terão a mesma classificação. Em cada jogo, os times têm
probabilidade de vencer.
a) Explique por que 2 times não podem empatar na classificação com 4 vitórias cada um b) Qual é a probabilidade que o primeiro classificado termine a competição com 4 vitórias? c) Qual é a probabilidade de que os 5 times terminem empatados na classificação?Primeira opção: passar pelo evento complementar. Reduziremos o número de cálculos já que aparecerão eventos incompatíveis (as combinações de
e
)
Segunda Opção: usar os resultados possíveis dos jogos de 4 times entre elesTerceira opção: calcular diretamente M02
Considere as funções
e
definidas por
e
. Sendo f e g bijetoras, existem funções
e
tais que
e
, em que
é a função identidade.
a) Para
, mostre que
b) Mostre que
Usar o resultado da primeira questão é um complicação desnecessária quando:
Ou, usando o resultado de a):
M03
Sejam C um subconjunto não vazio e P um ponto, ambos em um mesmo plano, tais que
, Diz-se que "P enxerga C sob um ângulo
se
for a medida do menor ângulo com vértice em P que contenha C.
a) Se C for um circulo de raio r , centrado na origem de um plano cartesiano real, determine o lugar geométrico dos pontos que enxergam C sob um ângulo de 60 graus
b) Se
for a união dos segmentos
e
em que
,
e
, com
, determine o lugar geométrico dos pontos que enxergam
sob um ângulo de 90 graus.
M04
Considere a sequência
e
para
. Defina
para
, isto é a soma de (k+1) termos consecutivos da sequência começanco no n-ésimo, por exemplo
a) Encontre
tais que
b) Para cada inteiro
,
, encontre
tais que
3) Mostre que para qualquer inteiro
, existem inteiros
tais que
M05
Para responder aos itens a) e b) considere a figura correspondente
a) num tetraedro OABC, os ângulos
,
e
medem 90 graus. Sejam
e
as medidas dos ângulos
e
, respetivamente,expresse o cosseno do ângulo
em função de
e
b) Um navio parte do ponto de latitude 0° e de longitude 0°e navega até chagar ao ponto de latitude 45° sul e longitude 45° oeste, seguindo a trajetória que minimiza a distância percorrida. Admita que a terra seja esférica de raio
. Qual foi a distância percorrida pelo navio?
M06
Considere a função real definida por
a) Qual é o domínio de f?
b) Encontre o(s) valor(es) de
para o(s) qual(is)
-
rcompany
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Seg Fev 18, 2019 00:57
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: administração
- Andamento: formado
Voltar para Vestibulares
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Polinômios] Prova da fuvest 2ª fase
por vlopagliuca » Qua Dez 12, 2012 15:35
- 1 Respostas
- 2533 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Qua Dez 12, 2012 21:14
Polinômios
-
- Ajuda questão de matemática da fuvest
por gabriela o marengao » Qui Fev 13, 2014 21:22
- 1 Respostas
- 1654 Exibições
- Última mensagem por e8group
Qui Fev 13, 2014 21:57
Funções
-
- Ajuda questão de matemática da fuvest
por gabriela o marengao » Qui Fev 13, 2014 21:24
- 1 Respostas
- 2450 Exibições
- Última mensagem por e8group
Qui Fev 13, 2014 22:08
Lógica
-
- Sød Panda fra Pandora Efterår 2017
por Michael » Qua Jan 31, 2018 03:39
- 0 Respostas
- 0 Exibições
- Última mensagem por Visitante
Qua Dez 31, 1969 22:00
Desafios Médios
-
- Planos de Fase
por marinalcd » Seg Mar 17, 2014 13:19
- 0 Respostas
- 1916 Exibições
- Última mensagem por marinalcd
Seg Mar 17, 2014 13:19
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.