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Bons estudos!
por joaofonseca » Qui Jun 21, 2012 20:43
Hoje foi realizado o exame nacional de Matematica em Portugal a nível do 12º ano. Este exame serve como prova de ingresso na universidade.
Este foi um exame mais trabalhoso que do ano anterior.O que acham?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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por Russman » Qui Jun 21, 2012 21:13
Eu achei bem divertida! (:
Tem o gabarito?
"Ad astra per aspera."
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por joaofonseca » Sex Jun 22, 2012 05:10
Até ao momento ainda não existem propostas de resolução.
Russman escreveu:Eu achei bem divertida! (:
Com divertida você quer dizer fácil? Não se esqueça que os alunos têm até 3 horas para realizar a prova! E à medida que o tempo passa o stress aumenta e as capacidades mentais diminuem, diminuindo a clareza de raciocinio.
Com este exame aprendi que, não basta exercitar Matemática, é preciso também aprender a gerir o stress e o tempo.
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por joaofonseca » Sáb Jun 23, 2012 21:09
Já está disponivel o gabarito. Proposta de resolução feita pela Associação de Professores de Matemática.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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por LuizAquino » Dom Jun 24, 2012 09:10
joaofonseca escreveu:Hoje foi realizado o exame nacional de Matematica em Portugal a nível do 12º ano. Este exame serve como prova de ingresso na universidade. Este foi um exame mais trabalhoso que do ano anterior. O que acham?
download/file.php?id=1451
É um exame de boa qualidade. Quanto a ser "trabalhoso", é normal que cada pessoa ache que a prova de seu ano foi mais trabalhosa, mas tipicamente é apenas impressão. Geralmente o nível de trabalho é o mesmo.
Vale a pena destacar duas diferenças em relação aos exames de ingresso brasileiros:
- No exame brasileiro não há uma lista das fórmulas mais usadas;
- No exame brasileiro não é abordado assuntos de Cálculo Diferencial;
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por joaofonseca » Sex Jul 13, 2012 13:14
Tive 120 de nota neste exame (escala de 0-200). Na próxima 2ª feira vou fazer o exame da 2ª fase para melhorar a nota, pois a nota que tive não é suficiente.
A média nacional (Portugal) neste exame foi de 87!!! Muito má. Em Portugal a Matemática também anda pelas ruas da amargura!(pelo menos no 12º ano)
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por andrehp » Sáb Mar 16, 2013 11:14
joaofonseca escreveu:Já está disponivel o gabarito. Proposta de resolução feita pela Associação de Professores de Matemática.
Seria legal se fizéssemos este gabarito comentado!
"A política serve a um momento no presente, mas uma equação é eterna." [
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por marinalcd » Sáb Mar 16, 2013 18:29
Achei uma prova interessante! Só não liguei muito a lista de fórmulas.
Prefiro fazer sem as fórmulas, me sinto mais livre para resolver os problemas.
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por andrehp » Dom Mar 17, 2013 04:08
marinalcd escreveu:Achei uma prova interessante! Só não liguei muito a lista de fórmulas.
Prefiro fazer sem as fórmulas, me sinto mais livre para resolver os problemas.
Você sabe todas as fórmulas decoradas?
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por marinalcd » Dom Mar 17, 2013 11:54
Com o tempo, de tanto você usar, você acaba ficando com elas na cabeça.
Mas quando eu esqueço, ou fico na dúvida quanto a algo, começo a fazer associações e relações e descubro.
Acho muito importante isso, pois você aprende muito mais, tendo que pensar numa saída!!!
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por andrehp » Dom Mar 17, 2013 21:29
marinalcd escreveu:Com o tempo, de tanto você usar, você acaba ficando com elas na cabeça.
Mas quando eu esqueço, ou fico na dúvida quanto a algo, começo a fazer associações e relações e descubro.
Acho muito importante isso, pois você aprende muito mais, tendo que pensar numa saída!!!
Entendo. Muito sábio da sua parte. Os grandes professores de matemática fazem seus alunos entenderem da onde vem a fórmula, então acaba que muitas fórmulas não precisam ser decoradas se você entender a origem delas.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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